quinta-feira, 8 de maio de 2008

Relação natação utilitária e curso de extensão universitária: concepções de professores e alunos do curso de graduação

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Psicologia da Educação sob orientação da Profª. Dr.ª Abigail Alvarenga Mahoney.

Autor: LIMONGELLI, A. M. A.

RESUMO

Este estudo buscou identificar a concepção de professores-monitores de natação para adultos sobre a relação nadar e consciência corporal no meio líquido. Participaram da pesquisa 17 professores-monitores vinculados a instituições de ensino superior de educação física, públicas e privadas da cidade de São Paulo, da região da Grande São Paulo e do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de questionário, composto por questões abertas e fechadas, elaborado especificamente para esta pesquisa. Encontrou-se que para ambos os grupos, Bacharelado (n=12) e Licenciatura (n=5), a concepção da relação entre nadar e consciência corporal no meio líquido tende para uma relação de funcionalidade, embora essa relação apresente significados distintos para cada grupo. Para o grupo Bacharelado esta relação indica que a diferenciação e a integração das sensibilidades corporais associadas à representação são condições para o nadar elementar-utilitário, ao passo que, para o grupo Licenciatura, os ajustes motores e corporais são condições para o nadar esportivo. Tais resultados refletem falta de clareza nas diferenças entre o nadar elementar-utilitário e o nadar esportivo e falta de clareza e de delimitação entre os conceitos esquema corporal e consciência corporal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prof. Osni,

Gostaria de parabenizá-lo com este espaço para discussões e ampliação de conhecimentos envolvendo atividades aquáticas em suas diferentes e variadas perspectivas.
Em particular, fiquei muito feliz de saber que meu estudo foi considerado importante por você (visto estar citado neste espaço), possibilitando abertura para que outros colegas de profissão e interessados pelas atividades aquáticas possam lê-lo e discutí-lo!
Ana Martha A. Limongelli