quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ação de formação: bebês a nadar

Fonte: Hobbyvida, Gestão de Instalações e Serviços Desportivos
Soluções e problemas atuais; Metodologia; Salvamento; Participação Acompanhante; Casos Práticos; Interdisciplinaridade...

As crianças entre os 6 meses e os 5 anos, são efetivamente segmentos da população, considerada de forma especial. Este fato deve-se às características frágeis do seu próprio desenvolvimento e crescimento, conjugadas com o contexto especial que deve envolver a sua prática em ambientes especiais, que são as piscinas cobertas aquecidas.

A intervenção dos Acompanhantes é decisiva

Bebês a nadar. Pretende contribuir para um aprofundamento das referidas especificidades e preparar as organizações desportivas aquáticas apoiadas pelos municípios, para uma prática mais segura destes novos miúdos. Esta contribuição estende-se não só aos aspectos relacionados com a melhoria das competências metodológicas e didáticas dos técnicos intervenientes, mas igualmente pretende partir de matizes de garantia da segurança dos mesmos, alargando a discussão para a melhoria dos procedimentos de segurança, socorro e eventual salvamento de todos os miúdos das nossas piscinas.

Bebês a nadar. Nestes diferentes sentidos podemos afirmar, que a presente ação para além da sua especificidade, visa abranger um leque de questões mais alargadas, que socialmente devem motivar os responsáveis políticos, os encarregados de educação e os próprios técnicos de natação, a renovar a sua ação quotidiana. É igualmente uma iniciativa de formação, distribuída por três Municípios: Abrantes, Barquinha e Constância, exemplo de partilha de experiências, de saberes e de recursos.

hobbyvida@gmail.com

Nenhum comentário: