segunda-feira, 5 de maio de 2008

O nadador de competição e relatos de sintomas, lesões e doenças relacionadas ao ambiente aquático: uma abordagem ocupacional

Trabalho completo apresentado na CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA
DE SAÚDE NO TRABALHO, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de Medicina do Trabalho, 2005. 1 CD ROM. Word for Windows.

Por: OSAWA, Cibele Cristina

RESUMO

A natação é considerada um esporte benéfico à saúde, devido aos comprovados efeitos na prevenção e no controle de doenças. No entanto, quando praticada com fins competitivos, a repetição de movimentos executada e a permanência no ambiente aquático favorecem o aparecimento de lesões no ombro, joelho, tornozelo, coluna, etc. e doenças como gripe, resfriados, otite externa, asma, conjuntivite, sinusite, bronquite e outras. O objetivo do presente estudo foi avaliar a incidência de sintomas, lesões e doenças relacionadas ao ambiente aquático em nadadores de competição da cidade de Campinas (SP). Através dos resultados obtidos neste estudo, foi possível relacionar a prática da natação com os sintomas, lesões e doenças sofridas pelos nadadores no período de dois anos, caracterizando a “profissão” de nadador como atividade passiva de doenças do trabalho e doenças profissionais.
Palavras-chaves: nadador de competição, natação, saúde ocupacional, lesões, doenças।

Nenhum comentário: