quinta-feira, 8 de maio de 2008

Um estudo sobre o ensino do auto-salvamento nas aulas de natação, para crianças de 4 a 6 anos, como conteúdo auxiliar na prevenção de afogamentos

Artigo monográfico apresentado em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista em Natação e Hidroginástica no curso de pós-graduação Lato Sensu na Faculdade Integradas Maria Thereza que chancela o curso.

Autores: VASCONCELLOS, M. B. & SANTOS, R. O.

RESUMO
Em 1998, o número de óbitos por afogamento em nosso país atingiu os 7183 casos (SZPILMAM, 2002). Nossas crianças infelizmente são as maiores vítimas desta situação. Estes dados demonstram a ocorrência de um drama anual, que deve ser interrompida. O objetivo do presente estudo foi apresentar o ensino do auto-salvamento nas aulas de natação como prevenção de afogamento em crianças de 4 a 6 anos, buscando indicar possíveis formas de exercitação que atendam o objetivo da auto sobrevivência, em demanda com situações de imprevisto ou perigo real. Paralelamente aos ensinamentos de natação para essa finalidade, entendemos ainda que essa abordagem pedagógica deve ser complementada com informações preventivas de sobrevivência, em acordo com um processo educativo que visa prevenir a ocorrência de acidentes com crianças dessa faixa etária, que eventualmente possam ser causados pelo desconhecimento, abuso ou excesso de confiança, quando em situações de lazer envolvendo o meio aquático. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas, 20 crianças de 4 a 6 anos, sendo 12 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, alunos da mesma turma de natação, de uma academia da zona Norte, que fazem aulas 3 x por semana, com duração de 40 min. O presente estudo procurou preencher uma lacuna no ensino da natação para crianças de 4 a 6 anos incluindo uma estratégia pedagógica de auto-salvamento, uma vez que até o presente momento existem poucas pesquisas relacionadas a este assunto nesta faixa etária.

Palavras-chave: Afogamento, Auto-salvamento, Flutuabilidade, Palmateio

Nenhum comentário: