segunda-feira, 5 de maio de 2008

Respiração boca a boca não é mais essencial em infarto?

Caro leitor.
Cuidado ao decifrar as indicações contidas na Folha on Line, endereço:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u397863.shtml
Pois, as recomendações que se seguem não devem ser aplicadas a todos os socorristas e nem a todos os casos de parada cardiorespiratória. Por quê?

1) Dados apontam que as recomendações em anexo aplicam-se somente a casos diagnosticados como infarto agudo do miocárdio.
2) As recomendações em anexo, só se aplicam em locais que existem desfibrilador, com eletrocardiograma impresso na tela – EAD/ECG.
3) As recomendações em anexo, referem-se às pessoas treinadas em compressão cardíaca externa e nas quais há comprovação da eficácia do procedimento. Deste modo, as sugestões não devem ser usadas como diretriz geral.

Há ainda, outras restrições que não podemos ignorar.
Vamos ver o que a AHA e ILCOR recomendam:

"Durante os primeiros minutos de uma PCS com FV, a ventilação, ou seja, as respirações de resgate, provavelmente, não é tão importante quanto as compressões. A ventilação, contudo, é importante para vítimas de parada por hipóxia e após os primeiros minutos de qualquer tipo de parada. Em sua maioria, os lactentes e as crianças e a maioria das vítimas de afogamento, de overdose de drogas e de traumatismos que desenvolvem parada cardíaca estão em condições de hipóxia. Essas vítimas apresentam maior chance de sobrevivência se receberem tanto compressões torácicas quanto ventilação."

Abraço,

Nenhum comentário: