domingo, 4 de maio de 2008

O papel do professor de educação física na prevenção e redução dos acidentes e mortes por afogamento

Por: GUAIANO, Osni Pinto

PROPÓSITO:
Melhorar a prevenção e diminuir as estatísticas de acidentes e mortes por afogamento no Brasil.

MÉTODO:
Proporcionar aos alunos e Professores de Educação Física brasileiros acesso a cursos de especialização ou cursos de extensão universitária em salvamento aquático.

RESULTADOS:
De acordo com o censo realizado em escolas públicas do Ensino Superior segundo a área de conhecimento e curso, o Brasil teve 209 cursos de Educação Física na rede federal, estadual e municipal. Matriculou-se em abril de 1999 um total de 57.639 alunos no curso de Educação Física, o que corresponde a 0,03% da população brasileira. Partindo desse princípio, em junho de 2001, a Faculdade de Educação Física de Guarulhos (FEF/FIG), deu o primeiro passo para a realização e implantação deste projeto. Realizou o 1º Curso de Extensão Universitária do Estado de São Paulo em Salvamento Aquático, dirigido não apenas aos professores do curso de Educação Física, mas também aos alunos, formando uma pequena turma de dez novos multiplicadores de conhecimento. Destes formandos, dois deles já estão desenvolvendo trabalhos relacionados a resgate aquático em academias e clubes esportivos e três desenvolvem pesquisas na própria faculdade.

CONCLUSÕES:
Propiciar aos professores de Educação Física, através de Cursos de Especialização ou de Extensão Universitária, as bases teóricas e práticas de Salvamento Aquático e RCP é uma forma inteligente de habilitar tais profissionais a ensinarem estas técnicas em todo o Brasil. Em pouco tempo esses profissionais irão disseminar facilmente as técnicas de prevenção e resgate, aumentando o intercâmbio nesta área. Com isso, os professores aumentarão seu conhecimento e criarão novas frentes de pesquisa, além de abrir um novo campo de ensino e ampliar as possibilidades de trabalho neste setor. O Brasil terá então uma nova arma contra acidentes no meio líquido: um profissional altamente gabaritado a multiplicar as técnicas não só de natação, mas também de prevenção e resgate aquático, o que poderá diminuir consideravelmente os acidentes e mortes por afogamento de maneira certa e eficaz.

Um comentário:

Profº Alex Duarte disse...

olá prof , estou começando um blog para professores de Educação física
acessa lá
www.2noesporte.blogspot.com
abrç..