sábado, 17 de maio de 2008

Natação de resgate: educação motora ou unicamente salvamento aquático?

Por: GUAIANO, Osni Pinto

A natação de resgate é uma atividade que apresenta um alto nível de complexidade. Ela torna mais apurada as qualidades físicas, técnicas e psicológicas do nadador comum. A natação de resgate procura a formação do homem, tendo em conta as suas dimensões (psicológicas, sociais, biológicas e motoras) e também a individualidade. Foi introduzida no Brasil pelo Comodoro Wilbert E. Longfellow, do Serviço de Salvamento da Cruz Vermelha Americana, em 1914. Com o slogan “Toda pessoa deve saber nadar e todo nadador deve saber salvar”, Longfellow, congrega voluntários para atuarem em postos de salvamento na Praia de Copacabana.

As habilidades realizadas ao se praticar a natação de resgate possibilitam desenvolver o conhecimento, além do espírito de colaboração e cultura humana, melhora a saúde e a qualidade de vida. Na prática, a natação de resgate é a evolução do conceito mais elementar de natação. A natação de resgate, além de ser um sistema de locomoção, permite a atuação imediata perante o afogamento, tirar ou livrar alguém que sofre perturbação da saúde por desconforto respiratório ou inundação do aparelho respiratório por líquidos não corporais, pode ser, inclusive, exercida não profissionalmente, ou seja, como ferramenta de educação.

No treinamento de natação de resgate e na tentativa de trasladar (rebocar) uma pessoa (vítima) para um lugar seguro (borda da piscina, barco, água mais rasa, etc..), o nadador desenvolve a capacidade de nadar por si mesmo e pela vítima, sacrificando, inclusive, o uso de um ou de ambos os membros superiores, enquanto mantém o rosto da vítima fora d’água. Neste sentido, o ato de “resgatar” uma pessoa a nado torna a natação de resgate uma experiência singular. Por quê? O nadar deixa de ser uma atividade solitária, promovendo com isso a sinestesia, caso que os nados crawl, peito, costas e golfinho não conseguem possibilitar; a complexidade do traslado exige do nadador desenvolver as capacidades coordenativas e condicionantes; é uma ferramenta de cunho social fortíssimo e também educadora. Neste contexto a natação de resgate é um importante instrumento que contribui para melhorar a força, a resistência, a velocidade e a flexibilidade, além da coordenação, agilidade e ritmo. A prática da natação de resgate aumenta a capacidade vital, amplia a hipertrofia muscular, preveni a sarcopenia e dá a conhecer a melhora fisiológica geral tal como: a melhora da força e em conseqüência o aumento de ATP no músculo esquelético, melhora a hematose, aumenta o nível de hemoglobina no sangue, aumenta o número e tamanho das mitocôndrias no interior celular, melhorando com isso a fosforização oxidativa e o aumento da freqüência basal em repouso. Enfim, a prática da natação de resgate promove a melhoria do sistema de controle biológico geral retardando a síndrome metabólica. A natação de resgate é composta por dezenas de exercícios que melhoram o metabolismo humano, aprimorando o desempenho no trabalho e inclusive, fora dele, pois os conhecimentos e exercícios praticados permitem o melhor relacionamento interpessoal.

3 comentários:

Anônimo disse...

ola gostaria de obter informações sobre o curso valores e onde sao ministrado.

grato

sidney rezende

e-mail: sidneycavachine@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola, sou cabo no corpo de bombeiros militar de Goiás e graduando de E. Fisica. minha mono q estou iniciando esta em cima do salvamento aquático. alias o q antecede, seria a falta da atividade fisica natação. dando uma má preparação a esses gvs. Meu email é fabaofireman@htomail.com gostaria de seu contato pra obter algumas informaçoes.

fabio souza.

Wison Garcia disse...

Pessoas como vcs que ensinam, mesmo pela net, ja na minha concepcao sao verdadeiros herois! E muito bom estar lendo essas matrerias sei nadar e frequento muitos lugsres onde banhistas as vezes se arriscam por conta de alcool, ou ate mesmo por nao conhecerem o local, sei que algum dia posso precisar agir e empregar alguma tecnica de sslvamento que fooram compartilhadad nessa materia, meus parabens, continuem mandando, obrigado!! Fiquem com Deus..