Autor: LIMONGELLI, A. M. A.
RESUMO
ão Paulo, da região da Grande São Paulo e do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de questionário, composto por questões abertas e fechadas, elaborado especificamente para esta pesquisa. Encontrou-se que para ambos os grupos, Bacharelado (n=12) e Licenciatura (n=5), a concepção da relação entre nadar e consciência corporal no meio líquido tende para uma relação de funcionalidade, embora essa relação apresente significados distintos para cada grupo. Para o grupo Bacharelado esta relação indica que a diferenciação e a integração das sensibilidades corporais associadas à representação são condições para o nadar elementar-utilitário, ao passo que, para o grupo Licenciatura, os ajustes motores e corporais são condições para o nadar esportivo. Tais resultados refletem falta de clareza nas diferenças entre o nadar elementar-utilitário e o nadar esportivo e falta de clareza e de delimitação entre os conceitos esquema corporal e consciência corporal.


Um comentário:
Prof. Osni,
Gostaria de parabenizá-lo com este espaço para discussões e ampliação de conhecimentos envolvendo atividades aquáticas em suas diferentes e variadas perspectivas.
Em particular, fiquei muito feliz de saber que meu estudo foi considerado importante por você (visto estar citado neste espaço), possibilitando abertura para que outros colegas de profissão e interessados pelas atividades aquáticas possam lê-lo e discutí-lo!
Ana Martha A. Limongelli
Postar um comentário