quinta-feira, 26 de junho de 2008

MÁXIMA PERFORMANCE II

Por: CORRÊA, Vanessa Vichi Girotto
Nutricionista VITAFOR - nutricao@vitafor.com.br

A profissão de salva-vidas tem o intuito de vencer a si próprio para salvar o próximo.
A principal contribuição das proteínas dietéticas consiste em fornecer aminoácidos para os vários processos anabólicos. O corpo necessita de 20 aminoácidos diferentes, sendo alguns “não-essenciais” (produzidos pelo próprio organismo) e os restantes “essenciais” (como não são sintetizados pelo organismo), têm de ser obtido através da alimentação e suplementação; são aminoácidos essenciais: valina, leucina, isoleucina, fenilalanina, metionina,
treonina, lisina, triptofano e histidina.
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA, do inglês: Branched Chain Amino Acids) são liberados pelo fígado durante a atividade motora; são eles os seguintes aminoácidos essenciais: valina, leucina e isoleucina encontrado no Amino For que compõe a formulação ideal dos Aminoácidos de Cadeia
Ramificada, oferecendo uma alta concentração de L-LEUCINA, L-ISOLEUCINA e L-VALINA para composição Muscular e Alto Desempenho Esportivo, assegurado pela TECNOLOGIA JAPONESA de fabricação dos melhores Aminoácidos do Mundo.
Com o esforço intenso, os aminoácidos de cadeia ramificada atingem, sobretudo, a musculatura exercitada, podendo substituir a glicose nas vias de energia.
Os aminoácidos de cadeia ramificada foram sugeridos como o terceiro combustível para a musculatura esquelética, após os carboidratos e as gorduras. Contudo, efeitos ergogênicos da sua suplementação não costumam ser verificados, particularmente quando comparados com os que ocorrem com a suplementação de carboidratos, uma escolha mais natural, quando a intenção é fornecer energia e poupar glicogênio.
Muitas funções são atribuídas aos aminoácidos de cadeia ramificada; dentre elas, é possível destacar o aumento da síntese de proteínas musculares e a redução da sua degradação, diminuição do tempo de recuperação após o exercício, aumento da resistência muscular, diminuição da fadiga muscular e preservação do glicogênio muscular. Estudos sugerem que a queda do desempenho possa estar vinculada à fadiga, a qual pode ocorrer por hipoglicemia e pelo aumento da serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de sonolência, devido ao aumento de captação do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Nesse caso, a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada é válida, pois eles competem com o triptofano pelo mesmo sistema transportador.
São encontrados aminoácidos de cadeia ramificada em todas as fontes de proteína animal. Os produtos derivados do leite contêm grandes quantidades deles, mas, atualmente, a proteína isolada do soro do leite (Bio Protein) é uma das fontes mais ricas. As proteínas animais e o Bio Protein contêm, respectivamente, 15 e 30% de aminoácidos de cadeia ramificada.
A suplementação deve ser feita sob a orientação de um Nutricionista, pois somente este profissional sabe de certas peculiaridades de cada produto, como a seguinte curiosidade: pelo fato dos aminoácidos de cadeia ramificada estimular a produção de insulina e poder ocorrer remoção rápida da glicose circulante (causando queda da performance), é aconselhável evitar o consumo imediatamente antes do treino.
CONCLUSÃO: Com o Amino For o Salva Vidas tem uma rápida absorção e o aumento no tecido muscular.
Com o Bio Protein o Salva Vidas incrementa na nutrição os fatores de crescimento e aminoácidos necessários para manter uma alta concentração de massa muscular e otimização do sistema imune.

AMINO FOR + BIO PROTEIN= MÁXIMA PERFORMANCE

Nenhum comentário: