quarta-feira, 30 de abril de 2008

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO SURFISTA - Apresentação

Por: TOM CARROLL
Bicampeão de surf mundial profissional

O Curso de Sobrevivência do Surfista é um programa de treinamento fantástico para jovens, e estou feliz em poder aprová-lo como tal. Embora muita gente não saiba, a prancha de surf moderna é usada como plataforma para resgate em 50% de todos os resgates nas praias australianas, e o manual de SOBREVIVÉNCIA DO SURFISTA reconhece este fato, montando todo o programa em torno da prancha. Além disso, a Associação Australiana de Surf Escolar é composta por professores que dão aulas de surf como parte do currículo escolar de Educação Física, aceita o CERTIFICADO DE SOBREVIVÊNCIA DO SURFISTA DA Surf Life Saving Association of Austrália - SLSAA como pré-requisito de treinamento de segurança para a prática do esporte.

As imagens e textos contidos neste manual são notáveis exemplos de como a Surf Life Saving Association of Austrália, neste caso, com uma grande contribuição da comunidade fora do círculo do Surf, está desenvolvendo cursos modernos e práticos para o público em dia.

A comunidade australiana se sentira ainda mais segura sabendo que nossas praias estão repletas de milhares de jovens treinados em SOBREVIVENCIA DO SURFISTA.

A partir deste comprometimento, continuo, desenvolveu-se a necessidade de oferecer aos jovens australianos - a maioria ainda em idade escolar - um curso prático e atualizado que todos os clubes de Surf, colégios de segundo grau ou indivíduos devidamente qualificados possam aplicar.
Todos os Departamentos de Educação da Austrália e da Nova Zelândia aprovaram o Curso de Sobrevivência do Surfista, o que mostra claramente como ele é compensador.

Desde a década de 1980, o mais novo e empolgante esporte escolar vem sendo o surf escolar.
A Associação Australiana de Surf Escolar ajudou a SLSAA a desenvolver esse curso de Sobrevivência para Surfistas que se destina a ajudar, a todos aqueles que adentram a arrebentação e do mesmo modo a ampliar suas habilidades e conhecimento das condições oceânicas e situações potencialmente perigosas.

Não é preciso ser surfista para aproveitar as informações contidas neste livro, embora grande parte delas mencione as pranchas de surf, porque elas são usadas em mais de metade de todos os resgates na praia, hoje dia.

Os usuários de pranchas de windsurf, skis e boogie boards também empregam equipamentos que podem ajudar a sustentar um surfista ou banhista ferido.
Os quatro principais tópicos da Sobrevivência do Surfista são:

1) Conhecimento da Zona de Arrebentação
2) Procedimentos de Sobrevivência
3) Procedimentos para Resgate Individual
4) Técnicas de Ressuscitação
5) Primeiros Socorros aplicados a Surfistas.

Saudações e pratiquem surf com segurança - Tom Carroll.

A Surf Life Saving Association of Austrália – SLSAA e seus clubes afiliados vêm se envolvendo ativamente na proteção do público freqüentador das praias, na prevenção do afogamento e no salvamento de vidas humanas na água, deste 1907.

2 comentários:

Anônimo disse...

manual deve ser super interessante!!onde o posso requesitar?
abraco do portugues da coruna:)

Mirna disse...

Eu sou um fã de surfe. Eu queria saber quais eram as melhores praias brasileiras. Eu também queria saber se você poderia me recomendar hotéis próximos das praias para ficar, tendo pranchas de cabelo. Obrigado