quinta-feira, 17 de abril de 2008

Prevenção, salvamento e socorrismo: dever de todos!!

Por: GUAIANO, Osni Pinto
A prevenção de situações de risco de lesões e acidentes é fundamental. Mas, quando a prevenção é realizada e os acidentes escapam do controle, é de extrema importância que circunstantes saibam como socorrer com eficiência e segurança, uma vez que eles são os primeiros indivíduos a terem contato com a vítima, pois a ambulância, em muitos episódios, é o segundo socorro.

Em conformidade aos aspectos citados e fazendo referência ao afogamento, podemos salientar que este tipo de ocorrência pode atingir o ser humano em qualquer idade, mas a infância e a adolescência são as fases de maior susceptibilidade, visto que quase 65% das mortes por afogamento no mundo acontecem entre 0 e 14 anos. O impacto do afogamento no setor saúde pode ser estudado por várias fontes, mas nenhuma delas totalmente completa e correta. A gravidade do problema não está só na alta mortalidade que produz. É importante considerar que para cada caso mortal relacionado com o afogamento, há número bem maior de resgates com lesões em graus variáveis.

Dentre os objetivos deste trabalho está a atualização profissional e educacional, por intermédio da prevenção, do salvamento e do socorrismo, em casos de acidentes no âmbito profissional e fora dele. Portanto, aperfeiçoar a saúde e a qualidade de vida, além de promover a socialização e exercitar situações de emergência.

Enfim, este trabalho visa divulgar a prevenção, o salvamento e o socorrismo como meios de minimizar os efeitos dos acidentes mais comuns do dia-a-dia e do mesmo modo, estudar sobre como desenvolver as medidas de prevenção e controle do afogamento. Por tanto, unir forças e não somente ampliar o conhecimento como também expandi-lo entre a Sociedade. Com isso, além de divulgar projetos do meio acadêmico e científico, colaborar para prevenir e diminuir do alto índice de acidentes e mortes no Brasil e no Mundo. Afinal, cidadania é se preocupar com o bem-estar de todos, é estar pronto para ajudar a todo momento, é promover a saúde e o espírito de colaboração.

Nenhum comentário: