As mudanças ocorridas no mundo até a atualidade acarretaram em novos padrões de qualidade em relação às medidas de prevenção do afogamento. Essas mudanças implicam em novos desafios para a classe educadora. No sentido de entender o mundo contemporâneo, o educador, através de habilidades e competências, propicia reflexões aos seus alunos, tornando-os mais críticos e autônomos para enfrentar o mundo moderno.
Neste contexto, surge a natação de resgate como vertente pedagógica do ensino contemporâneo. Assim, por intermédio desta ferramenta, o educador possibilita um novo significado de ensinar e aprender, pensar e refletir. Deste modo, através das capacidades e aptidões, o educador físico constrói conhecimentos e estabelece conexões entre a sua área de atuação e outras disciplinas.
Do mesmo modo em que a reelaboração dos métodos de medição tornam o ensinar e o aprender atividades interdependentes e entrelaçadas, as aulas de natação de resgate devem estar cheias de ética e todo o respeito que ela denota. Portanto, o educador ao respeitar os conhecimentos iniciais superficiais do aluno, auxilia-o a desenvolver um pensamento mais crítico, respeitando as opiniões em contrário, sem se submeter a elas.
Enfim, um ambiente voltado a reflexões e o educador um mediador e facilitador acarretam em aprendizagem para o resto da vida do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário