quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HOMENS ou SEMIDEUSES: Uma breve reflexão

Por: Osni Guaiano

No princípio criou Deus os céus e a terra, mas a terra era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo! Porém, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Deus disse: Haja luz; e houve luz. Daí, porque Deus viu que a luz era boa, Ele fez separação entre a luz e as trevas. Logo, disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca.

Assim, chamou Deus à porção seca Terra e ao ajuntamento das águas chamou Mares.

Mais adiante, disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra. Depois, disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra.

Desta maneira, surgiram grandes luminares: luminares maiores para governar o dia e luminares menores para governar a noite.

A seguir, disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados.

Logo depois, disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E, esta é a fase de criação do homem na Terra.
- Deus criou a luz e o homem à energia elétrica.
- Deus expandiu a Terra e o homem inventou arranha-céus.
- Deus criou as águas e o homem represou rios.
- Deus criou as aves e o homem às aeronaves.
- Deus criou os animais marinhos e o homem os submarinos.
- Deus com o seu sopro fez do barro vida.
É! Realmente, nós não somos deuses!! Porém, como semideuses utilizamos o nosso fôlego para trazer da morte um corpo a vida. - Nós desenvolvemos a capacidade de darmos a um corpo sem vida uma nova oportunidade.

Este dia de hoje é dedicado aos Profissionais Guarda-Vidas, desta Nação e do mundo, os quais têm contribuído para que milhares de pessoas, todos os anos, tenham nova oportunidade de vida. Dia dos heróis anônimos que guardam vidas ao colocarem a sua própria vida em risco por pessoas que jamais conheceu na sua própria história.

A você guarda-vidas, herói anônimo, semideus, o nosso, o meu Muito Obrigado.
Este é o seu dia, Guarda-Vidas... Este é o nosso dia!

FELIZ DIA DO GUARDA-VIDAS!!

Fonte inspiradora
A BÍBLIA Sagrada. Gênesis. Traduzida para o português por João Ferreira de Almeida. ed. 2. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Um comentário:

jou alexandre disse...

Sabias palavras professor Guaiano vc tb é uma enorme fonte de inspiração...