quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O jogo e a brincadeira como método alternativo para o desenvolvimento motor e interpessoal de guarda vidas civis do Município de Balneário Gaivota

Por: Vinicius Amorim

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Educação Física Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

RESUMO
Para guarnecer as praias da orla Catarinense o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atua juntamente com guarda vidas civis contratados de forma temporária. Cada guarda vida civil possui uma base educacional diferente o que ocasiona dependendo do local de formação, em divergência continua de opiniões entre os mesmos e a difícil relação com os superiores militares. O presente trabalho teve o intuito de analisar se o trabalho lúdico pode contribuir na formação de guarda vidas civis para a melhora das capacidades motoras e desenvolvimento do relacionamento interpessoal. Foi aplicado diariamente por um período de 15 dias, uma hora de atividade lúdica somada ao treinamento específico, aos guarda vidas civis de Balneário Gaivota que estavam em curso de formação. Dos 40 inscritos foi selecionado aleatoriamente uma amostra de 15 indivíduos que além de preencher um questionário, realizaram testes de capacidades motoras antes e após treinamento. O último teste de capacidade motora aplicado, também foi realizado com 15 guarda vidas civis de Balneário Arroio do Silva para se obter uma comparação com o método tradicional de treino. Os guarda vidas civis de Balneário Gaivota obtiveram evolução em quase todas as valências analisadas com exceção na mobilidade dos ombros e quando comparados ao Balneário Arroio do Silva alcançaram melhores resultados em 89% (8) dos testes de capacidade motora em 100% (9) possíveis. Os mesmos GVC’s foram amplamente favoráveis e receptivos com a nova proposta metodológica de ensino, somando o treinamento específico com o uso lúdico. Não pode se afirmar que a evolução só tenha ocorrido pela presença lúdica no trabalho, pois o treinamento tradicional também foi executado, porém podemos dizer que a mesma ludicidade não interfere negativamente para os ganhos de capacidade motora e sim auxiliam sua aquisição. Portanto acreditamos que o jogo e a brincadeira contribuem para a formação dos guarda vidas civis e serve como proposta alternativa para a formação profissional destes.
Palavras-chave: Lúdico. Guarda vidas. Treinamento. Habilidade motora.
Relacionamento interpessoal.

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