segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE recomendam... PCR asfíxica: O QUE FAZER?


Para uma suposta PCR asfíxica, como em casos de afogamento, a prioridade seria aplicar compressões torácicas com ventilação de resgate por cerca de 5 ciclos (aproximadamente 2 minutos) antes de acionar o serviço de emergência/urgência.


(30 x 2 ) x 5
(30 compressões torácicas / 2 ventilações de resgate) x 5 ciclos

O atendente/operador deve fornecer instruções para RCP
2010 (Nova): As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE recomendam de forma mais enfática que os atendentes/ operadores instruam os socorristas leigos não treinados a aplicar a RCP somente com as mãos em adultos que não estejam respondendo, não estejam respirando ou apresentem respiração anormal. Os atendentes/operadores devem fornecer instruções para RCP convencional em vítimas com provável PCR asfíxica.
Motivo: Infelizmente, a maioria dos adultos com PCR extra-hospitalar não recebe nenhuma manobra de RCP das pessoas presentes. A RCP somente com as mãos (apenas compressões) aplicada pelas pessoas presentes melhora substancialmente a sobrevivência de adultos após PCR extra-hospitalar em comparação com situações em que não recebem nenhuma RCP dessas pessoas. Outros estudos de adultos com PCR tratados por socorristas leigos mostram taxas de sobrevivência similares entre as vítimas que recebem RCP somente com as mãos em comparação com as que recebem RCP convencional (isto é, com ventilações de resgate). Vale ressaltar que é mais fácil os atendentes/ operadores instruírem os socorristas não treinados a aplicar a RCP somente com as mãos do que a RCP convencional em vítimas adultas. Por isso, a recomendação atual é mais incisiva para que ajam dessa forma, salvo em caso de suspeita de PCR asfíxica (por exemplo, devido a afogamento).

Situações especiais de ressuscitação
2010 (Nova):
Quinze situações específicas de PCR têm, agora, recomendações de tratamento específicas. Os tópicos revisados compreendem asma, anafilaxia, gravidez, obesidade mórbida (novo), embolismo pulmonar (novo), desequilíbrio eletrolítico, ingestão de substâncias tóxicas, trauma, hipotermia acidental, avalanche (novo), afogamento, choque elétrico/ relâmpagos, intervenção coronária percutânea (ICP) (novo), tamponamento cardíaco (novo) e cirurgia cardíaca (novo).

2 comentários:

Anelise Gamba disse...

Olá Prof. Osni Guaiano! É mto bom ver seus trabalhos, sabendo do seu conhecimento, e acompanhar as novas diretrizes para RCP, enfim, o q há de melhor pra se fazer numa situação de emergência afim de salvar vidas...Lembro bem de seus ensinamentos no curso de Emergências Aquáticas em Curitiba, dezembro/2008,mas precisamos de reciclagem,sempre! Abraço forte.

Cabo Fábio disse...

Parabéns Professor, ótimas matérias. gostaria de ter acesso a outros publicações sobre Salvamento Aquático, para enriquecer minha monografia e meu trabalho no corpo de bombeiros Goiás. fabaofireman@hotmail.com