quarta-feira, 15 de abril de 2009

Escola municipal de surf: educação para prevenção dos acidentes no mar


O Projeto Surf foi implantado em 2006, pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que disponibilizou três professores para ministrar as aulas teóricas e práticas. A Secretaria também adquiriu 20 pranchas de surf, e todos os acessórios necessários para a prática do esporte, como roupas de neoprene, camisetas de lycra e parafina. Com o objetivo de promover a integração dos estudantes da Rede Municipal com um dos esportes mais característicos do município, o projeto já oferecia 6 turmas por dia. As turmas formadas por até 12 alunos, e as aulas, com duração de uma hora, acontecendo uma vez por semana, no contra turno das aulas regulares, e realizadas na altura da Rua 1101, próximo ao posto salva-vidas nº2, na Praia Central de Balneário Camboriú.

No dia 2 de março de 2009, o dia amanheceu movimentado na Praia Central, no local da Escolinha Municipal de Surf, onde os alunos dos Centros Educacionais Municipais, muitos deles acompanhados dos pais, faziam suas inscrições para o Projeto Surf e Petrobras Mini-Hand. As vagas foram preenchidas rapidamente, encerraram no dia 18. Aqueles que fizerem a inscrição após esta data, ficam em lista de espera.

No dia 24 de março, terça-feira, no período matutino (9h às 11h) e vespertino(14h às 16h), os alunos da Escola Municipal de Surf de Balneário Camboriú estiveram no CEM Ariribá, com os Professores apresentando o cronograma de aulas para o primeiro semestre escolar। As aulas que ocorrem de terça à sexta-feiras, contabilizam 288 vagas preenchidas.

Neste mesmo dia, além da apresentação do cronograma esportivo da Escola Municipal de Surf, a aula inaugural contou com a presença do Professor Osni Guaiano que abordou os temas principais de prevenção de afogamento para as crianças, fortalecendo assim a temática principal desta equipe de surf, a segurança

Com o tema “Educação para Prevenção dos Acidentes no Mar”, a Coordenação de Educação Física promoveu a palestra com a meta de oportunizar aos participantes do Projeto Surf, o conhecimento sobre os cuidados e perigos no mar, prevenindo-os de situações que envolvem o afogamento, além de conscientizar a criança e o jovem quanto aos problemas causados pela má preservação ambiental, tornando-os assim melhores cidadãos. O salvamento e o socorrismo surgem como proposta plenamente vinculada à educação, sobretudo educação para a vida.


Professores de Educação Física do Projeto Surf: Rodrigo Mainieri, Alysson Lang, Luiz Meneghelli, Gustavo Leipnitz e Mario Martins, com o Profº Osni Guaiano na palestra. (Coordenação de EF – SEDUC: Prafa. Anelise Gamba)




Aula do dia 02 de abril – conhecimentos sobre os tipos de pranchas.


Nenhum comentário: