domingo, 7 de março de 2010

Do que trata a segurança do trabalho e qual o papel do técnico neste campo do conhecimento?

Por: Osni Guaiano

Com o objetivo de ampliar o conhecimento no campo da prevenção de acidentes, salvamento e socorrismo, ingressamos na primeira turma de técnicos em segurança do trabalho (TST - 2010), no Senac Rio, unidade Duque de Caxias.
Mas, do que trata a segurança do trabalho e qual o papel do técnico neste campo do conhecimento?
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Deste modo, pelo estudo de diversas disciplinas, o técnico em segurança do trabalho capacita-se a desenvolver trabalhos no campo da segurança, higiene e medicina do trabalho, prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, psicologia na engenharia de segurança, comunicação e treinamento, administração aplicada à engenharia de segurança, o ambiente e as doenças do trabalho, higiene do trabalho, metodologia de pesquisa, legislação, normas técnicas, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente, ergonomia e iluminação, proteção contra incêndios e explosões e gerência de riscos.
Numa empresa, o quadro de Segurança do Trabalho se integra por uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O papel do TST é:
- Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;
- Inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de funcionamento;
- Comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação do equipamento de extinção de incêndios e outras medidas de segurança;
- Investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis;
- Manter contatos com os serviços médico e social da empresa ou de outra instituição, utilizando os meios de comunicação oficiais, para facilitar o atendimento necessário aos acidentados;
- Registrar irregularidades ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medidas de segurança;
- Instruir os funcionários da empresa sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam agir acertadamente em casos de emergência;
- Coordenar a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes;
- Participar de reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente.
Enfim, temos o intuito de manter a mente aberta e com isso nos tornarmos ainda mais preparados para o mercado de trabalho, nos atualizando sobre o gerenciamento, preservação do meio ambiente e qualidade do trabalhador no ambiente de trabalho, ampliando, por tanto, a eficiência, a segurança, a organização e a produtividade.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os guarda-vidas (e bombeiros militares) e policias militares do Brasil necessitam de sua ajuda.

Prezado leitor!!
Sei perfeitamente que o conteúdo que se segue não faz parte do nosso objetivo que é trabalhar para ampliar o conhecimento no campo da prevenção do afogamento. Entretanto, a desvalorização do bom serviço realizado pelos guarda-vidas (e bombeiros militares) e pela polícia militar em todo o Brasil necessita de mudança no sentido de que os governos reconheçam e valorizem ($) o serviço realizado por estas instituições tão importantes no mundo moderno.
Para o seu conhecimento a PEC 300/08 teve seu Relatório Final aprovado pela Comissão Especial, em Brasília. A PEC 300 trata de equiparar o salário de todos os guarda-vidas (e bombeiros militares) e policiais militares de todo o Brasil aos bombeiros e policiais militares do Distrito Federal.
Pensando nisso, gostaria de mobilizar a todos, todos que visitam esta página, a entrar no endereço http://www2.camara.gov.br/internet/popular/falecomdeputado.html/ e enviar mensagem para o Presidente do Congresso Nacional, o Deputado Federal Michel Themer.

Eu mesmo já fiz este procedimento e não demorou sequer 3 minutos.
Siga este roteiro:
1) Acesse o site http://www2.camara.gov.br/internet/popular/falecomdeputado.html/
2) Selecione a opção Solicitar
3) Opte pelo nome do Dep Michel Themer
4) Em comentário, cole o texto em negrito que segue abaixo

Sr Deputado Michel Temer,
Venho respeitosamente a presença de V.Exa. requerer para que coloque na pauta de votação do Congresso Nacional a PEC 300/08, lembrando que, de sua aprovação, depende não somente os Policiais Militares e Bombeiros Militares das Unidades Federadas, mas toda a sociedade brasileira.
Estaremos acompanhando o trâmite do pleito.
Muito obrigado,

A sua colaboração pode tornar melhor o serviço de guardar vidas no Brasil.
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DESTA EMPREITADA.
Abraço,

Prof. Osni Guaiano

sábado, 31 de outubro de 2009

SEMINARIO DE RESCATE ACUATICO

Los días 13, 14 y 15 de Noviembre, El Cuerpo de Voluntarios de Los Botes Salvavidas, realizara en conjunto con la Fundación Duoc-Uc y la Ilustre Municipalidad de Valparaíso, el Segundo Seminario de Rescate Acuático, dirigido a salvavidas de playas y piscinas, los objetivos institucionales son entregar herramientas que permitan mejorar nuestra seguridad acuática en nuestro litoral, además de ir desarrollando un profesional del área nos permite intercambiar experiencias `profesionales que ayudan en la seguridad, en esta ocasión se contara con los instructores de nivel internacional Srs. David Peresenda de Argentina y Osni Guaiano de Brasil, expertos de reconocida trayectoria en la materia.
Más Informaciones:
http://www.botesalvavidas.cl/ o secretaria@botresalvavidas.cl