quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O jogo e a brincadeira como método alternativo para o desenvolvimento motor e interpessoal de guarda vidas civis do Município de Balneário Gaivota

Por: Vinicius Amorim

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Educação Física Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

RESUMO
Para guarnecer as praias da orla Catarinense o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atua juntamente com guarda vidas civis contratados de forma temporária. Cada guarda vida civil possui uma base educacional diferente o que ocasiona dependendo do local de formação, em divergência continua de opiniões entre os mesmos e a difícil relação com os superiores militares. O presente trabalho teve o intuito de analisar se o trabalho lúdico pode contribuir na formação de guarda vidas civis para a melhora das capacidades motoras e desenvolvimento do relacionamento interpessoal. Foi aplicado diariamente por um período de 15 dias, uma hora de atividade lúdica somada ao treinamento específico, aos guarda vidas civis de Balneário Gaivota que estavam em curso de formação. Dos 40 inscritos foi selecionado aleatoriamente uma amostra de 15 indivíduos que além de preencher um questionário, realizaram testes de capacidades motoras antes e após treinamento. O último teste de capacidade motora aplicado, também foi realizado com 15 guarda vidas civis de Balneário Arroio do Silva para se obter uma comparação com o método tradicional de treino. Os guarda vidas civis de Balneário Gaivota obtiveram evolução em quase todas as valências analisadas com exceção na mobilidade dos ombros e quando comparados ao Balneário Arroio do Silva alcançaram melhores resultados em 89% (8) dos testes de capacidade motora em 100% (9) possíveis. Os mesmos GVC’s foram amplamente favoráveis e receptivos com a nova proposta metodológica de ensino, somando o treinamento específico com o uso lúdico. Não pode se afirmar que a evolução só tenha ocorrido pela presença lúdica no trabalho, pois o treinamento tradicional também foi executado, porém podemos dizer que a mesma ludicidade não interfere negativamente para os ganhos de capacidade motora e sim auxiliam sua aquisição. Portanto acreditamos que o jogo e a brincadeira contribuem para a formação dos guarda vidas civis e serve como proposta alternativa para a formação profissional destes.
Palavras-chave: Lúdico. Guarda vidas. Treinamento. Habilidade motora.
Relacionamento interpessoal.

REFERÊNCIAS
.AGUILAR, José Palácios. Salvamento acuático: teoria y recursos didácticos. Galicia: Xaniño, 2000.
.THE SURF LIFE SAVING ASSOCIATION OF AUSTRÁLIA. Surf life saving – Training Manual. 28.ed. [S.l.], 1987.
.AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação pedagógica/pratico. Jundiaí: Fontoura, 2006.
.BARBANTI, Valdir José. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed. São Paulo:Edgard Blücher, 1997
.______. Formação de esportistas. Barueri-SP: Manole. 2005
.BASTOS, Robeson Milagres. O guarda vidas Bombeiro Militar como gerente principal do processo de salvamento no mar. 1998. Monografia (Curso Superior de Bombeiro Militar) – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
.BRASIL, Constituição Federal de 1988. Disponível em: Acesso em: 28 de Ago. 2009.
.BRASIL, Lei nº 9609, de 18 de Fevereiro de 1998. Disponível em: Acesso em: 29 de Ago. 2009
.BRAZ, Greicy Rose de. Brincando e aprendendo com jogos sensoriais, Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
.BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência, Santos-SP: Projeto cooperação, 2001.
.CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA. Curso de formação de guarda vidas civis - Manual do instrutor. Florianópolis, 2007
.CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SÃO PAULO. Manual do guarda vidas. São Paulo, 2006.
.CORRÊA, Célia Regina Fernandes; Massaud, Marcelo Garcia. Natação na préescola: a natação no auxilio ao desenvolvimento infantil, Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
.ECKERT, Helen M. Desenvolvimento Motor, tradução de Maria Eduarda Fellows Garcia. 3.ed. São Paulo: Manolle, 1993.
.FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.
.FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade futura, 2000.
.FLORES, Albert Batalla. Habilidades motrices. Barcelona-Espanha: Inoe, 2000.
.GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução de Maria Aparecida da Silva Pereira Araújo. São Paulo: Phorte, 2001.
.GODALL, Teresa; HOSPITAL, Anna. 150 propostas de atividades motoras para a educação infantil (de 3 a 6 anos). Tradução de Beatriz Neves, Porto Alegre: Artmed, 2004.
.GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Manual pratico para avaliação em educação física. Barueri-SP: Manole, 2006.
.GUEDES, Maria Hermínia de Souza. Oficina da Brincadeira. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
.GUERRA, Marlene. Recreação e lazer. Porto Alegre: Sagra, 1996.
.LORDA, C. Raul, SANCHEZ, Carmen Delia. Recreação na terceira idade. 4.ed.Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
.MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lúdico, educação e educação física. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2003. Barueri-SP: Manole, 2002.
.MACHADO, Renaldo Manoel. Atividades preventivas e de salvamento em águas rápidas. 2001. Monografia (Curso de especialização de Bombeiros para oficiais) – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
.MILITÃO, Abigenor; MILITÂO, Rose, Jogos, dinâmicas e vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
.MARIOTTI, Fabian. A recreação, o jogo e os jogos. 2.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2004, 234p.
.MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupos: teoria e sistemas. 5.ed. São Paulo Atlas, 2002.
.MORENO, Guilherme. Jogos e contestes, Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
.MORROW JUNIOR, James R. Medida e avaliação do desempenho humano. Tradução de Maria da Graça Figueiró da Silva. 2.ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.
.MOSCOVICI, Felá. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 10.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
.MUCCHIELI, Roger. O trabalho em equipe. Tradução de Jeanne Marie Claire Pucheu. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
.NÁUGRAGOS, Instituto de socorros a. Manual nadador salvador. [S.l.], 2008.
.ORLICK, Terry. Vencendo a competição, São Paulo, Circulo do livro, 1989.
.ORSO, Darci. Brincando, brincadeira se aprende Novo Hamburgo, Feevale, 1999, 82 p.
.PAPALIA, Diene et al. Desenvolvimento Humano. Tradução de Daniel Bueno, 8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
.PERESENDA, David esteban. Salvamento acuático: fundamentos técnicos, tácticos y estratégicos del rescate acuático. Quilmes: Aguaseguras, 2007.
.SANTA CATARINA, Lei Promulgada nº 13.880, de dezembro de 2006 - Florianópolis, 4 dez. Disponível em: Acesso em:29 de ago. 2009.
.SANTA CATARINA, Decreto Estadual nº 4849, de 11 de novembro de 2006, Termo de adesão as serviço de salvamento aquático, Florianópolis, 11 nov. Disponível em: Acesso em: 30 de ago. 2009
.SCHIMIDT, Richard A; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Tradução de Ricardo Petersen. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
.SILVA, Elizabeth Nascimento. Recreação e jogos. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
.SOLER, Reinaldo. Jogos cooperativos, Rio de Janeiro, Sprint, 2002.
.SOUZA, Hugo Stockler de. O homem da ilha e os pioneiros da caça submarina. Tubarão: Dehon, 1999.
.SZPILMAN, David. Afogamento. Revista Brasileira de Medicina Esportiva. Rio de Janeiro, v. 6, n 4, p 133-144, jul/ago. 2000.
.THOMAS. G.David. Natação etapas para o sucesso. São Paulo: Manole, 1999.
.TRITSCHLER, Kathleen. Medida e avaliação em educação física e esportes: de Barrow e Mcgee. 5.ed, São Paulo: Manole, 2003.
.ZEFERINO, Helton de Souza. O salvamento aquático no Corpo de Bombeiros Militar de SC. Disponível em: http://www.cb.sc.gov.br. Acesso em 30 ago. de 2009.

Prevenção do afogamento na formação e rotina dos guarda vidas

Por: Paulo Adilton dos Santos Borges & Luciana Grassenferth Araújo

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-Cefid , Universidade do Estado de Santa Catarina & Laboratório de Biomecânica Aquática. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RESUMO
O seguinte estudo objetivou realizar uma revisão sistemática a respeito da produção científica do seguinte assunto prevenção do afogamento na formação e rotina dos guarda-vidas, produzida no período de 2001-2010. Os procedimentos realizados para a seleção de materiais que dariam apoio a pesquisa teve como base de dados o Google Acadêmico e a Biblioteca do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS – do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC, ocasionando uma revisão detalhada dos artigos cadastrados e a identificação de artigos de pesquisas científicas através de buscas simples e o cruzamento dos temas, pesquisado como categoria principal “formação dos guarda-vidas” ou “lifeguard formation” identificando-se 394 estudos na versão eletrônica e 23 estudos advindos da biblioteca do GBS. Realizando o cruzamento de temas da categoria principal com a subcategoria, neste caso, o descritor “prevenção de afogamento” ou “Drowning prevention”. Este procedimento identificou 40 trabalhos. A análise preliminar da relevância dos artigos aos termos investigados permitiu identificar 16 estudos relevantes, selecionando 11 destes como base para a realização da revisão e exemplificação do respectivo artigo. A análise dos conteúdos foi realizada utilizando as ferramentas de unidades de significância e reagrupamento temático. As apresentações descritivas, expõem as características metodológicas e os resultados, e sintéticas, resumindo as informações, verificando criticamente, visando o entendimento global dos estudos, sem, no entanto, negligenciar os aspectos específicos de cada uma das produções científicas investigadas.
Palavras-chave:Guarda-vidas; Prevenção de Afogamentos;Formação dos guarda-vidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através da realização da revisão sistemática sobre o tema proposto foi possível constatar alguns estudos relacionados à afogamentos, prevenção do afogamento, aspectos relacionados ao dia a dia do guarda-vidas, entre outros, porém se tratando de trabalhos que relacionam a importância da formação deste profissional junto a prevenção de afogamentos, pouco foi pesquisado, proporcionando ao profissional de Educação Física uma área bastante vasta e promissora.
Constando a formação como base inicial de qualquer aprendizado, informações verídicas sobre o que é estudado devem se apresentadas, como também meios de lidar com elas, e a respeito disso conforme o estudo, a prevenção do afogamento deve estar presente como filosofia básica e pilar fundamental de aprendizado e desenvolvimento nos cursos de formações dos nossos guarda-vidas.
Com uma base forte relacionada a prevenção de afogamentos na sua formação, o guarda-vidas na sua rotina diária de trabalho, terá muito mais conhecimento das responsabilidades e deveres que regem o seu serviço, contribuindo para termos em nossa sociedade resgatistas cada vez mais responsáveis, conscientes e totalmente qualificados.
Portanto, apesar de termos alguns estudos relacionados às temáticas formação dos guarda-vidas e à prevenção de afogamentos, estudos levando a inter-relação dos mesmos para a criação de uma nova ideologia de aprendizado ainda são poucos, devendo caber ao profissional de Educação Física fazendo parte também do seu aprendizado desenvolver pesquisas sobre este assunto, gerar conhecimentos novos e consequentemente uma melhora profissional dos guarda-vidas no aspecto prevenção de afogamentos dentro do salvamento aquático.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
.A New Definition of Drowning: Towards Documentation and Prevention of a Global Public Health Problem. Bull World Health Organ, Genebra, v. 83, n. 11, Nov. 2005.
.CIPRIANO JÚNIOR, Zevir Aníbal. O perfil do afogado no litoral centro-sul do Estado de Santa Catarina. 2007. Monografia (Curso de Formação Oficial Bombeiro Militar – Tecnólogo em Gestão de Emergências). Universidade do Vale do Itajaí. Centro Tecnológico da Terra e do Mar. São José, 2007.
.CLARINDO, Diogo de Souza. Prevenção: da importância à prática do salvamento aquático. 2007. Monografia (Curso de Formação Oficial Bombeiro Militar – Tecnólogo em Gestão de Emergências). Universidade do Vale do Itajaí. Centro Tecnológico da Terra e do Mar. São José, 2007.
.GUAIANO, Osni Pinto. 2001. Relato de Experiência Teoria de Controle do Afogamento. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático(SOBRASA). Bauru – SP. 2001.
.GUAIANO, Osni Pinto. 2006. A Intervenção do Profissional de Educação Física no Controle do Afogamento. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático(SOBRASA). Rio de Janeiro – RJ. 2006.
.INSTITUTO DE SOCORRO A NÁUFRAGOS – ISN. Manual do Nadador Salvador. ISN, Caxias, Portugal, 2008.
.JOSÉ, Rafael Manoel. Salvamento aquático: o que sabemos sobre isso? 2007. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.6
.MODELL, Jerome H. 2010. Prevention of Needless Deaths from Drowning. University of Florida College of Medicine, Gainesville, Fl, 2010.
.MOCELLIN, Onir. 2001. Análise do Processo de Qualificação Salva-Vidas: Aproximação a um Modelo Ideal para Santa Catarina. Monografia (Pós Graduação “Latu Sensu” em Segurança Pública) – Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Florianópolis, 2001.
.MOCELLIN, Onir. 2005. Analise do nível de risco público ao banho de mar das praias arenosas do litoral centro norte de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, UNIVALI, 2005.
.MOCELLIN, Onir. 2009. Afogamento no Estado de Santa Catarina: Diagnóstico das Mortes Ocorridas entre os Anos de 1998 e 2008. Monografia apresentada ao Curso de Especialização Lato Sensu em Administração Pública com ênfase na Gestão Estratégica de Serviços de Bombeiro Militar. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Florianópolis, 2009.
.THE JOURNAL OF OCCUPATIONAL HEALTH AND SAFETY. Prevention of drowning: visual scanning and attention span in lifeguards. AUST NZ 1999; 15(3): 208-210.
.SZPILMAN, D Orlowski PJ; Afogamento, Revista Soc. Cardiol. Estado de São Paulo (SOCESP) - 2001, 2:390-405.