segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Necessidades e perspectivas para o ensino do salvamento aquático nos Cursos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Por: Danilo de Almeida Dassan da Silva

Monografia apresentada à disciplina de Seminário de Monografia do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

RESUMO
Diante da necessidade do ensino do Salvamento Aquático na formação dos professores de Educação Física, esta pesquisa apresenta as principais necessidades e perspectivas quanto à sua abordagem nas disciplinas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), identifica os principais aspectos a serem abordados no ensino dos conteúdos sobre Salvamento Aquático, o serviço do Guarda-Vidas e o Afogamento e faz um mapeamento das disciplinas de possível abordagem do ensino desses conteúdos.
Palavras chave: Salvamento Aquático, Guarda-Vidas, Afogamento.


CONCLUSÕES
A desinformação e o despreparo são os piores inimigos para um professor atuar no ambiente aquático, tornando-o outra vítima em potencial। A inserção dos conteúdos de salvamento aquático nos currículos da licenciatura e do bacharelado deverá contribuir com a demanda de ações e serviços de políticas públicas visando à diminuição da mortalidade e dos gastos públicos com a prevenção e atendimentos hospitalares para afogados. Nesse sentido o Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina pode contribuir fortalecendo a discussão dos currículos do bacharelado e da licenciatura tornando o Salvamento Aquático um conhecimento indispensável para o professor de Educação Física, independente de sua formação ser na Licenciatura ou no Bacharelado.
Por questões didáticas os conteúdos relativos ao Salvamento Aquático serão inseridos nas disciplinas através de três grandes grupos A ,B e C:

A - Disciplinas relacionadas diretamente com o ambiente aquático:
1 - Teoria e Metodologia da Natação I
2 - Teoria e Metodologia da Natação II
3 - Estudos Avançados em Esporte-Natação

B - Disciplinas relacionadas diretamente urgências/emergências ou com os processos Saúde/Doença:
4 - Emergências em Educação Física A
5 - Saúde e Urgências na Escola
6 - Educação Física Saúde Qualidade de Vida
7 - Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
8 - Envelhecimento, Atividade física e Saúde
9 - Educação Física Escolar e Saúde
10 - Seminário de Aprofundamento em Atividade Física e Saúde
11 - Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde

C - Disciplinas relacionadas diretamente com a Natureza e seus fenômenos:
12 - Teoria e Metodologia dos Esportes de Aventura

Os conteúdos a seguir são aqueles considerados relevantes para a formação de professores de Educação Física da UFSC, sendo apenas uma sugestão para o início de discussões referentes à inserção dos conteúdos de Salvamento Aquático nos currículos dos cursos bacharelado e licenciatura e estão divididos em grupos para facilitar a distribuição de suas cargas horárias.

Grupo A - Disciplinas relacionadas diretamente com o ambiente aquático: neste grupo poderão ser abordados os conteúdos que inevitavelmente necessitam do meio líquido para sua prática ou que são melhor visualizáveis no mesmo. Por exemplo, as técnicas de desvencilhamento que em outro ambiente não seria uma experiência tão rica. Podemos destacar os itens:
· Prevenção de afogamentos; tipos de banhistas; escaneamento do setor e sinalização; posicionamento do professor/guarda-vidas; equipamentos de salvamento; entrada no mar, ultrapassagem das ondas e retorno à areia com a vítima; salvamento em costeiras entrando e saindo pelas pedras; salvamento com e sem equipamento; técnicas de desvencilhamento ou judô aquático; retirada da vítima da água só ou com ajuda; retirada de vítima inconsciente da piscina; dentre outros.

Grupo B - Disciplinas relacionadas diretamente urgências/emergências ou com os processos Saúde/Doença: neste grupo poderão ser abordados os conteúdos referentes a urgências/emergências no meio líquido ou próximo a ele ou mesmo as situações que comprometem diretamente a saúde, como por exemplo, acidentes com águas vivas, situação muito comum em Florianópolis que não necessariamente será uma urgência/emergência mas que compromete a saúde podendo ter agravamentos e seqüelas caso tomadas providências equivocadas. Podemos destacar os itens:
· Hidrocussão ou síndrome de imersão; hipotermia; classificação do afogamento; graus de afogamentos e seus respectivos tratamentos; fases do afogamento; técnicas de recuperação de afogados; tratamento da parada respiratória e da parada cardiorrespiratória em adultos, crianças e bebês; situações perigosas para a reanimação cardiorrespiratória; acidentes com suspeita de lesão na coluna cervical; acidentes com animais marinhos;(EPI) equipamentos de proteção individual do socorrista; dentre outros.

Grupo C - Disciplinas relacionadas diretamente com a Natureza e seus fenômenos:
Neste grupo poderão ser abordados os conteúdos referentes ao ambiente específico que se pretende trabalhar, por exemplo, um professor que pretende fazer uma trilha com os alunos e em algum momento venha a passar por pedras de uma costeira. Mesmo que ele não tenha total conhecimento da tábua das marés, ele saiba consultar evitando não conseguir voltar por uma eventual maré de enchente que cubra tais pedras. Os principais itens a serem abordados são:
· Análise morfodinâmica das praias e do mar; perfil da praia e suas variabilidades; tipos de praias; desenvolvimentos das ondas no mar, como as ondas se rompem, classificação das ondas, ressacas; tábua das marés; correntes oceânicas, correntes do Brasil, de Santa Catarina e de Florianópolis, ressurgência, efeito das correntes, correntes de marés, correntes de ventos, correntes na zona de surfe, correntes em desembocaduras, correntes de retorno, como se formam suas características, seus componentes, seus tipos, correntes laterais, repuxo, buracos, bancos de areia e valas; clima no Brasil, em Santa Catarina e em Florianópolis; ventos Predominantes no Brasil, em Santa Catarina e em Florianópolis; salinidade da água e flutuabilidade; temperatura e densidade da água e suas influências; animais marinhos perigosos e seus hábitos e sua predominância no Brasil, em Santa Catarina e em Florianópolis; dentre outros.

Além dessas disciplinas do CDS, também seria interessante que nas disciplinas da base como fisiologia e anatomia, fosse abordada a fisiopatologia do afogamento durante o aprendizado dos sistemas respiratório e vascular.
Toda essa gama de conhecimentos torna possível ao professor identificar os fatores que influenciam o risco, assim como gerenciar esses riscos dependendo do público e do ambiente.
Na lógica desse processo, um segundo passo seria criar um projeto de extensão a fim de contribuir com mais pessoas habilitadas em Salvamento Aquático no meio acadêmico, favorecendo através do monitoramento e análise dessas intervenções a produção de mais publicações científicas acerca do tema contribuindo com a prevenção de afogamentos e as ações e serviços de políticas públicas visando à diminuição da mortalidade e dos gastos públicos com a prevenção e atendimentos hospitalares para afogados.

REFERÊNCIAS
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